Entenda a diferença entre recursos Humanos e a Gestão de Pessoas

Qual a diferença entre recursos humanos e gestão de pessoas? Vamos ajudar você sobre esse assunto.

Mas será que são a mesma coisa?

Saber essa diferença ajuda muito o empresário a implantar processos e facilitar a gestão empresarial de forma. organizada. 

A gestão de pessoas vs recursos humanos traz benefícios e melhora a organização da instituição. 

gestão de pessoas vs recursos humanos

Quem trabalha em empresas de grande porte, e até mesmo microempresas, já ouviu falar dos setores de Recursos Humanos e de Gestão de Pessoas.

Contudo, por serem dois nomes atribuídos para um setor dentro da empresa, muitos acabam confundindo, sem conseguirem diferenciar qual é qual. Mas será que tem diferença mesmo?

Vamos entender melhor? Uma gestão de pessoas é responsável por otimizar, e aumentar o potencial dos trabalhadores na empresa, com a finalidade de perceber a importância de conseguir e garantir um bom retorno para os empreendimentos.

Desse modo, não existe uma diferença entre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, ambos são o mesmo setor, apenas tiveram uma mudança de nomes ao decorrer do tempo.

Essa mudança foi determinante para demonstrar que os colaboradores não são recursos ou peças de um tabuleiro, são pessoas e devem ser tratados como tal.

Os Recursos Humanos (RH) atuam planejando estratégias macro para a empresa, o que difere da nova proposta que a Gestão de Pessoas traz, a qual tem como foco, o engajamento do colaborador.

Entenda melhor essa diferença a seguir.

Gestão de Pessoas e Recursos Humanos – principais diferenças

O que difere uma Gestão de Pessoas e os Recursos Humanos? A resposta é bem simples e curta: as responsabilidades diante das rotinas da empresa!

A Gestão de Pessoas visa desenvolver as competências dos colaboradores. Em contrapartida, o RH atua como uma ponte de relacionamento entre a empresa e o trabalhador.

Uma equipe motivada e engajada com a empresa, e que mantém uma alta produtividade é o sonho de qualquer companhia, não é mesmo?

Por isso, é de extrema importância saber diferenciar Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Pois ambas as áreas se complementam, e possuem papéis especiais dentro de uma empresa.

Em outras palavras, o RH visa encontrar maneiras para manter a empresa funcionando como um todo.

Quando falamos em Gestão de Pessoas, estamos falando de gestores que trabalham no âmbito da sua equipe, com o fim de mantê-los engajados e em harmonia.

Entenda melhor o conceito de cada um de forma separada.

Saiba o que é Gestão de Pessoas?

A Gestão de Pessoas são várias técnicas que tem o objetivo de gerenciar e acompanhar o comportamento dos colaboradores da empresa. 

Esse gerenciamento utiliza as técnicas de recursos humanos para conciliar os objetivos dos funcionários com as metas da instituição.

Veja quais são os objetivos 

  • Auxilia a organização a conseguir cumprir com metas traças e ações desenvolvida para apoiar a organização.
  • Auxilia no desenvolvimento de uma cultura de alto desempenho;
  • Ajuda a corporação a ter pessoas desenvolvidas, com motivação.

O objetivo dos Recursos Humanos

É importante esclarecer que o departamento de RH passou de burocrático para um setor completamente estratégico.

E, assim, assumiu algumas responsabilidades importantes. Dentre elas, os processos de recrutamento, a seleção de novos colaboradores e estratégias de retenção de talentos.

A rotina do RH também planeja os planos de carreira dos trabalhadores, reduz a taxa de turnover, e organiza todos os cargos e as funções que existem dentro da empresa. Portanto, podemos notar que a sua importância ainda é grande e relevante.

O RH possui alguns pontos chaves que são necessários para que o seu trabalho flua da melhor maneira possível. Saiba quais são eles:

Saber planejar e recrutar novos colaboradores;

Controlar os benefícios ofertados pela empresa;

Saber disseminar políticas e os procedimentos;

Zelar pela segurança e saúde dos trabalhadores dentro do ambiente empresarial;

Certificar-se dos planos de cargos e salários.

O objetivo da Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas se preocupa com o capital do ser humano e a sua organização. Ou seja, a sua principal preocupação é a seleção, treinamento e avaliação do desempenho dos trabalhadores dentro de uma empresa.

Com isso, ela visa sempre desenvolver competências, talentos e contribuições para satisfazer e engajar o colaborador com a empresa.

Logo, essa gestão é o conjunto de práticas voltadas a otimizar e maximizar o potencial dos trabalhadores.

Ela garante que os colaboradores tenham sucesso em seus empreendimentos, com funções e compromissos que colaboram para o sustento das operações de uma organização.

Entenda os pontos cruciais:

Criar, disseminar e manter a organização;

Manter os processos internos aperfeiçoados;

Desenvolver os colaboradores;

Incentivar o profissional a se atualizar;

Integrar os diferentes departamentos;

Identificar as competências em casa colaborador;

Garantir a comunicação em todas as áreas.

Mas um dos pontos mais importantes da Gestão de Pessoas é garantir um bom desenvolvimento, comunicação e sintonia entre os gestores e líderes com as suas equipes dentro da empresa.

Manter Recursos Humanos e a Gestão de Pessoas andando juntos, é garantir resultados satisfatórios entre todos os colaboradores. Portanto, não deixe de implementar ambos setores dentro da sua empresa.

Enfim, se gostou do post, compartilhe os conhecimentos com alguém que ainda não sabia da diferença e propósito de ambas as áreas.

Rolar para cima