Como Montar Uma Assessoria De Imprensa

A assessoria de imprensa funciona como um braço da comunicação, que ajuda a trabalhar a manter o relacionamento de qualquer tipo de estrutura organizacional. Por ser tão importante, é um mercado que está em constante expansão e é por isso que você precisa saber como montar uma assessoria de imprensa.

É fato que ainda existe uma mística e uma curiosidade muito grande sobre o dia a dia e as atividades desempenhadas por uma assessoria de imprensa. Pois é, para quem não está envolvido, pode ser um tanto difícil entender melhor essas relações.

No entanto, se você está mesmo determinado a atuar nessa área e quer saber como montar uma assessoria de imprensa, basta continuar lendo e ver tudo o que você precisa logo a seguir.

Como montar uma assessoria de imprensa

É cada vez maior o número de graduados em jornalismo que procuram formas alternativas de trabalhar, não querendo mais os grandes veículos de comunicação.

É nesse sentido que montar uma assessoria de imprensa vai se tornando uma ideia cada vez mais presente, sendo uma excelente alternativa para quem quer empreender.

Para quem não sabe, o assessor de imprensa é aquele profissional que atua na comunicação externa e interna de uma empresa. Normalmente é um jornalista que ocupa esse cargo, mas ele também pode ser executado por um Relações Públicas.

Assim, o profissional entra em contato com a imprensa para informar sobre novidades da marca, recebe os veículos de comunicação em entrevistas e muito mais.

No caso das grandes empresas, é comum ter um assessor interno, mas também há muitas que ainda optam pela contratação de uma empresa, para ter uma assessoria completa.

Então, agora que já entendemos melhor esse cenário, vamos ver como montar uma assessoria de imprensa:

Documentação para abrir uma empresa

Se você quer saber como montar uma assessoria de imprensa, saiba que a parte legal é a mesma que para abrir outra empresa. Sendo assim, é preciso registrar a empresa na Receita Federal e ter um registro e contrato social na prefeitura do município.

Vale lembrar que antes disso é preciso já ter em mente o local em que a empresa funcionará, pois o endereço deve ser apresentado na prefeitura para devidos registros e correspondência.

Já no que diz respeito à parte burocrática de abrir uma assessoria de imprensa, saiba que é essencial contratar um contador. Esse profissional irá ajudar a tornar o processo mais rápido pois já tem mais conhecimento na área.

Vale lembrar que, em média, o tempo de abertura de uma empresa é de 2 meses, mas pode ser menos.

Estrutura para montar sua assessoria

De uma forma geral, podemos dizer que o local de atuação de uma assessoria de imprensa é muito simples. Para isso, o que você precisará e de computadores, escrivaninhas, cadeiras, impressora e linha telefônica, além de internet, claro.

Basicamente, o trabalho é feito através de internet e telefone, portanto, não é preciso muito. Vale lembrar que no caso do telefone é essencial que possa fazer chamadas a outros DDDs, pois eventualmente pode ser preciso ligar para outro estado.

Serviços oferecidos

De uma forma bem básica, os serviços que uma assessoria de imprensa oferece são os seguintes:

– Enviar sugestões de matérias e notas aos meios de comunicação

– Clipping mensal: registrar todas as publicações feitas em um dia e enviá-las ao cliente no fim do mês para que ele fique informado.

– Atendimento a imprensa: sempre que os jornais, revistas e outros meios de comunicação quiserem marcar uma entrevista ou obter informações relacionadas a empresa, fazem isso através da assessoria de imprensa.

Além desses serviços básicos, se você está pensando em como montar uma assessoria de imprensa, saiba que você ainda pode oferecer outros serviços, tais como:

– Criação, alimentação e manutenção de redes sociais

– Anúncios e newsletter: esse é um trabalho também feito por agencias de publicidade e propaganda, mas também pode ser feito pela assessoria de imprensa se for preciso.

– Manutenção de sites com atualizações e abastecimentos

– Cobertura de eventos: o profissional responsável pela empresa pode ser convidado a fazer a cobertura de eventos para depois enviar textos e notas para as mídias.

Qual preço cobrar pelos serviços

O valor cobrado para os serviços de assessoria de imprensa pode variar muito. Você pode tanto fazer um pacote de prestação de serviços mensal como pode ser contratado penas para algumas atividades em separado.

No entanto, o a dica é que você sempre tente fechar pacotes, pois assim você garante um rendimento mensal e o cliente tem a vantagem de ter um desconto no valor total.

É sempre importante que você avalie também o porte da empresa antes de dar um valor. Fazer um serviço de assessoria de imprensa para uma empresa pequena não é o mesmo que fazer isso para uma multinacional.

Pronto, agora você já sabe como montar uma assessoria de imprensa e ter sucesso nessa área de atuação

Rolar para cima