Como montar um laboratório de prótese dentária

Cuidar dos dentes faz parte dos cuidados essenciais para a saúde, além de ter uma grande importância estética também. Com a crescente procura e facilidade de acesse a esses serviços, nada melhor do que aproveitar o mercado e aprender como montar um laboratório de prótese dentária!

Durante muitos anos, as próteses dentárias eram feitas por qualquer pessoa que o dentista considerasse confiável, sem que houvesse a necessidade de qualquer qualificação para a execução desse trabalho. No entanto, a odontologia passou por alguns ajustes e nasceu a profissão do protético, profissional responsável pela confecção das próteses dentárias.

Assim, o laboratório de prótese dentário atua diretamente com os profissionais dentistas, mas nunca diretamente com o público. Então, se você quer mesmo atuar nessa área e abrir seu próprio laboratório, continue lendo e descubra tudo!

Afinal, como montar um laboratório de prótese dentária?

Pois bem, para que seja possível criar um laboratório de próteses dentárias é importante saber que o ideal é que você seja formado em odontologia, ou seja, protético.

Com isso, fica muito mais fácil montar o seu empreendimento e dominar a área e obter sucesso. Dito isso, vamos ver algumas dicas e passos de como montar um laboratório de prótese dentária:

Serviços de um laboratório de prótese dentária

Além da confecção de dentaduras, o laboratório ainda poderá criar pontes móveis, pontes fixas, pivôs e outros itens a partir de gesso e ou cera.

É essencial, no entanto, ter habilidade para a manipulação dessas matérias primas e quem faz esse curso as possui.

Investimento necessário

Se você quer saber como montar um laboratório de prótese dentária, saiba que os custos iniciais são considerados baixos, sendo necessário algo em torno de R$ 10 mi para poder começar.

É importante também que o protético já esteja associado a alguns dentistas, para que tenha demanda de produção e operar com um negócio rentável desde o princípio.

A margem de lucro dessa área fica em torno dos 22%, porém, existem alguns investimentos tecnológicos na área da odontologia que vão exigir o uso de técnicas de recuperação e então o lucro pode ser menor.

Dicas importantes

Para quem está querendo saber como montar um laboratório de prótese dentária, é essencial entender que a competência técnica é indispensável nessa área.

Atualmente, muitos profissionais preferem aceitar recomendações de seus colegas a contratar um profissional sem referências. Sendo assim, ter boas recomendações é algo que pode ajudar muito a sua empresa a se sair bem.

Outra dica é, no início, avaliar o que é indispensável para exercer a função e o que pode esperar, lembrando que o laboratório deve ser funcional e ocupado por alguém com responsabilidade.

A partir desse ponto, com o lucro, é possível ir adaptando as instalações e incorporando mais recursos e tecnologias para aperfeiçoar o lucro.

Divulgação é importante

Não importa qual seja o meio de comunicação, tenha em mente que a divulgação é de suma importância para o negócio. Com isso, é possível mostrar seus serviços, conquistar clientes e ainda ficar mais conhecido na área.

Você ainda pode aproveitar a oportunidade para oferecer descontos, parcelamento no cartão ou até mesmo vantagens e brindes para quem fizer uma compra.

Lembre-se que, nesse caso, seu alvo são os consultórios dentários, portanto, foque corretamente os seus esforços de marketing.

Funcionários

Se você for contratar funcionários para fazer as próteses, lembre-se de que eles também devem possuir o título de protéticos. Se o contratado não for formado e atuar sem diploma, sua empresa pode ser multada e sofrer consequências.

Auxiliares também podem ser contratados, incluindo assistentes responsáveis pela  higiene dos equipamentos, para manipularem os instrumentos e transportar objetos, a fim de facilitar a atuação do protético responsável.

Lembre-se ainda que é essencial que esses funcionários estejam devidamente contratados como manda a lei, com salário regular e seus direitos garantidos. Operar dentro da lei é essencial para qualquer negócio bem-sucedido!

Burocracias

Para poder atuar nessa área, é indispensável que o seu empreendimento esteja legalizado de acordo com as leis. É importante ir até a prefeitura do seu município, assim você poderá coletar informações sobre o que é necessário para sua empresa funcionar.

Vale lembrar que as exigências podem variar de um município para o outro. Portanto, a dica de ouro é sempre contar com o conhecimento de um contador.

Somente esse profissional possui os conhecimentos necessários quanto aos detalhes de como abrir uma empresa  para dentista facilmente, agilizando os processos e facilitando a sua vida, portanto, não economize justamente nessa hora.

Pronto, agora você já sabe como montar um laboratório de prótese dentária e já pode começar a reunir o que é preciso para ter o seu empreendimento!

Escritório de Contabilidade Olímpia

Rolar para cima