Como abrir um cnpj microempresa

Está precisando abrir CNPJ de modo rápido e simples? Você apresenta dúvidas de como abrir um CNPJ MicroEmpresa esse processo funciona? Aqui, vamos lhe mostrar qual o passo a passo e o melhor caminho a seguir.

O número do CNPJ garante a formalização dos empreendimentos das pessoas jurídicas ao governo, além de permitir que sejam feitas as emissões das notas fiscais.

Desse modo, ao obter o cadastro a empresa, você a mantém regularizada e você fica em dia com as documentações e impostos.

Quanto custa abrir CNPJ

Para abrir CNPJ, o custo médio para uma empresa varia muito com o Estado. O gasto com contador e com documentação pode ir de R $500,00 até R $1.500,00. Sem contar os custos iniciais para abertura da empresa que são: aluguel, conta de água, funcionários, telefone, luz, impostos e contador.

Os gastos documentos que vai gerar gastos iniciais são:

  • DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais);
  • DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais);
  • Junta Comercial;
  • Consultoria;
  • Certificado Digital.

Passo a passo para abrir CNPJ

O número do CNPJ para abertura da empresa é emitido pela Receita Federal. Mas para conseguir realizar o cadastro é preciso cumprir o passo a passo, veja:

1. Contrate um contador para abrir CNPJ

No primeiro passo, é muito importante contratar um contador. Afinal, é necessário trabalhar em cima de cada documentação, por essa razão não existe motivo para fazer esse processo sozinho.

2. Escolha o modelo de empresa

Para abrir CNPJ é preciso escolher qual o porte da empresa, que é feito de acordo com as atividades de faturamento.

Dessa maneira, algumas atividades simples e que possuem baixo faturamento podem optar pelo MEI, já as outras necessitam de estruturas mais complexas.

As pequenas empresas se enquadram como EPP ou MEI. O primeiro EPP (pequeno porte) é para as empresas mais complexas que possuem faturamento de até R $4.800.000,00 ao ano, já a ME (microempresa), permite que o faturamento anual seja de até R $360.000,00.

3. Natureza jurídica

Quando falamos em natureza jurídica dentro de uma empresa, isso significa o tratamento legal, onde serão selecionadas as leis para aplicar, o valor necessário para abertura e também qual será o número de sócios.

Na primeira opção, o empresário individual fornece o número do CNPJ sem ter um patrimônio separado do empreendimento. Nesse caso, o negócio sem sócios, o capital mínimo é de R $1.000,00.

Já a outra opção é bastante popular entre todos os prestadores de serviço, pois não necessita de sócios que é a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). Portanto, a empresa possui um patrimônio próprio e o proprietário não paga as dívidas de negócios.

Então, para que isso seja possível, o empresário precisa investir pelo menos o valor de 100 salários mínimos para a fundação do capital social.

4. Identifique qual é o código CNAE das atividades

As atividades das empresas são separadas pelo governo por código. Isso é feito para poder indicar os regimes de tributação (Lucro Presumido, Simples Nacional Lucro Real), obrigações burocráticas, além de limitar as atividades que o empreendimento pode exercer. Ou seja, esse passo é de extrema importância para definir quanto será pago de impostos.

O código CNAE é nada mais que a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – Fiscal, que precisa ser escolhido na abertura do CNPJ. Se necessário, ele pode ser alterado depois. Mas lembre-se que é preciso ter uma principal (atividade primária), com possibilidades de escolher outros códigos complementares (como as atividades secundárias).

Por isso, a importância do contador para abrir CNPJ, pois ele auxilia na hora de escolher os códigos corretos.

5. Documentos essenciais para abrir CNPJ

Para abrir CNPJ é preciso de alguns documentos, como:

  • CPF e RG;
  • Certidão de casamento (caso seja casado);
  • Comprovante de endereço;
  • Cópia do IPTU ou algum documento que indique a inscrição municipal do imóvel, onde será a sede da empresa.

Para o empresário que deseja abrir uma empresa com sócio, é preciso providenciar todos os documentos acima. Algumas situações ou atividades podem requerer documentos adicionais, mas não fique preocupado, pois é dever do contador orientar sobre as situações especiais.

Quanto tempo leva para abrir uma empresa ?

O tempo para abrir CNPJ segundo os números oficiais é de 4 dias úteis, dependendo da cidade. Mas o processo completo para ter a inscrição em mãos, dura 20 dias aproximadamente, o que pode ser menor em algumas localizações.

Modelos que não precisa de alvará de funcionamento

São 298 categorias que não precisam de alvarás e licenças para abrirem as portas. A norma foi estabelecida através da Lei 13.874/2019 – Lei da Liberdade Econômica, que foi sancionada em setembro do ano passado.

Significa que o empresário pode abrir a empresa pulando alguns aspectos burocráticos, desde que não faça mal ao meio ambiente e que não coloque ninguém em risco. Veja alguns comércios:

  • Fabricação de conservas de frutas;
  • Fabricação de pratos prontos e alimentos;
  • Comércio a varejo de acessórios e peça para motonetas e motocicletas;
  • Bares e estabelecimentos especializados em servir apenas bebidas;
  • Comércio varejista de balas, doces, bombons e semelhantes.
  • Entre outros comércios.

Gostou do nosso artigo? Nós podemos te ajudar a abrir CNPJ, entre em contato conosco pelo telefone abaixo.

Rolar para cima