Como abrir empresa de automação comercial

Você já deve ter percebido que nas últimas décadas o mercado brasileiro vem passando por um aumento no uso da tecnologia e muito disso se deve ao crescente uso da internet nos mais variados setores.

Por isso, se você quer aproveitar esse momento de mercado e se pergunta como abrir uma empresa de automação comercial, saiba que veio ao lugar certo!

No entanto, é fato que são muitos passos e detalhes que devem ser atendidos, portanto, é essencial saber o que precisa ser feito antes, se é interessante investir em uma franquia e os demais detalhes sobre como abrir uma empresa de automação comercial.

Então, se você está mesmo interessado e quer saber mais, basta continuar lendo o que vem a seguir e conferir todos os detalhes importantes.

Como expandir seu negocio em automação

Para conseguir expandir sua empresa, contrate representante comercial PJ e se possível por região, isso trará muito resultado pois, terá vários vendedores atuando por você.

Afinal, como abrir uma empresa de automação comercial?

Pois bem, todo mundo sabe que no nosso país, abrir um negócio não é considerado a coisa mais simples do mundo. No entanto, é importante não deixar que isso afaste você dos seus sonhos, afinal, com um bom planejamento e as informações certas, você consegue tudo!

Então, veja a seguir algumas dicas e passos de como abrir uma empresa de automação comercial:

Estude o mercado

Antes de abrir qualquer que seja a empresa, é essencial conhecer o mercado no qual pretende entrar. Conheça os futuros clientes, a concorrência e demais características do setor.
No caso da área de automação comercial, as possibilidades de atuação são muitas, desde empresas pequenas até grandes, desde atacado até o varejo. Cada uma delas tem necessidades específicas e buscará por soluções específicas.

Publico Alvo

Que produtos eles procuram? Onde estão os clientes? Como o atendimento deve ser feito? Essas são apenas algumas perguntas que ajudam a entender melhor o seu público.
Para conhecê-los melhor pode ser preciso fazer pesquisas, entender a atuação deles no mercado, os problemas que enfrentam e outros.

Concorrência

Se você quer saber como abrir uma empresa de automação comercial, saiba que ter uma vantagem competitiva é essencial e para isso, nada melhor do que conhecer a sua concorrência.
Por isso, entenda como atua, e quais os seus pontos fracos, buscando sempre não cometê-los. Mais do que isso, você também pode conhecer melhor os processos dos adversários para entender como oferecer algo ainda melhor.

Plano de negocio

estender500-o-que-e-automacao-comercial-e-como-ela-pode-ajudar-uma-empresa

De acordo com o SEBRAE, ter um plano de negócios é essencial para quem quer empreender. Com ele você organiza as idéias, as informações que coletou e define a melhor forma de colocar seu negócio em prática, tendo certeza de que ele é viável.

Enquadramento na automação comercial

Um detalhe que muita gente desconhece, por exemplo, é que o setor de automação comercial não pode optar pelo SIMPLES Nacional, nem pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos a ME e EPP.
Mais do que isso, as opções tributárias do setor dão o Lucro Presumido e o Lucro Real.

  • Exigências legais

Se você quer saber como abrir uma empresa de automação comercial, saiba que é essencial estar dentro da lei. Por isso, é preciso obter todas licenças, alvarás e registros para operar 100% na legalidade.
Nesse caso, uma boa dica pode ser a contratação de um escritório de contabilidade e assessoria jurídica. Assim, você pode ter todo o suporte para passar por essas etapas e obter o seu CNPJ.

Equipamentos para abrir sua empresa

Não há dúvidas de que o setor de automação comercial está em franca expansão no país. Por isso, é essencial montar toda a estrutura necessária para isso.
Então, você vai precisar de computadores com acesso a uma internet de alta velocidade, impressoras multifuncionais, linha telefônica, utensílios de escritório e outros.

Conheça também o tempo de obsolescência desses equipamentos para poder realizar upgrades sempre que necessário.

Localização para seu negocio

Como é uma empresa prestadora de serviços como a tots, não é preciso necessariamente ter um ponto comercial na área central da cidade. Nesse caso, a dica é concentrar o empreendimento na internet mesmo, visto que a visibilidade pode ser muito maior.
Mais do que isso, ainda será possível economizar com o aluguel, sendo que algumas empresas começam até mesmo em um quarto da casa!

Contratação da equipe

Além do dono, que deve integrar a gerência, é preciso contratar profissionais da TI, um especialistas em vendas, outro para o financeiro e também pessoal de atendimento e limpeza.
É muito importante também que você tenha o contato de profissionais autônomos da área de TI, para poder contratá-los a qualquer momento, conforme a necessidade.

Divulgação e marketing na automação comercial

Nenhuma empresa pode ir bem sem a presença de clientes, portanto, a dica é investir também em divulgação. Se você não pode pagar um alto valor inicialmente, aposte no uso das redes sociais e outras formas de divulgação mais acessíveis.

Se tem um capital maior, contrate uma agencia de publicidade e marketing para encabeçar sua entrada no mercado e garantir os melhores resultados.

Pronto, agora você já sabe como abrir uma empresa de automação comercial e ter os melhores resultados.

Quer tirar suas dúvidas?

Leia também o artigo de como funciona a automação comercial, e fique por dentro do assunto. 

Escritório de Contabilidade Olímpia
Rolar para cima