Abrir uma empresa como autônomo

Saiba todos os passos para abrir sua empresa como profissional autônomo
Ser um profissional autônomo é dar adeus ao chefe que incomoda às vezes. Neste post, você vai ficar sabendo o que é um autônomo e como abrir uma empresa.


No Brasil, com a regulamentação do microempreendedor individual, muitas pessoas confundem e não sabem definir com clareza o que é ser um profissional autônomo e o que é ser um MEI e, talvez até por conta disto, não saibam como abrir uma empresa como autônomo.
O que estes dois formatos têm em comum é que nenhum deles vai ter que dar satisfação para seu empregador, chefe, patrão, etc., pois, teoricamente, são donos do seu negócio, da sua empresa e as duas formas, autônomo ou MEI, são muito parecidas, com pequenas diferenças.
Seguindo todos os passos e esclarecimentos aqui contidos, com certeza você vai conseguir abrir a sua empresa com tranquilidade e seguir rumo ao sucesso financeiro. Boa leitura!

O que é um profissional autônomo?


O chamado trabalhador autônomo é como já dissemos inclusive, um profissional que trabalha por conta, ou seja, não tem patrão ou empregador e é remunerado com sua própria atividade.
No entanto, ele não precisa ser, necessariamente, uma empresa. Por exemplo: um profissional encanador vai prestar seus serviços como autônomo e como tal deve pagar impostos como INSS e ISS.
Assim, este encanador é uma pessoa física que possui a sua própria atividade econômica e tira seu sustento dela.
A grande diferença para um MEI, a princípio, é o fato de que sendo Microempreendedor Individual você passa a ser uma pessoa jurídica. E o que muda de um para o outro?
Muda muita coisa, como direitos e deveres, impostos, documentações, etc. Seguindo o exemplo do encanador, caso ele precise de um auxiliar, um empregado para ajudá-lo em seu trabalho, pode até ser vantajoso tornar-se um MEI e contratar este ajudante.

Abrindo uma Empresa como Autônomo


Já explicamos rapidamente acima que é possível tornar-se um Microempreendedor Individual (MEI) já sendo um trabalhador autônomo. O processo todo é simples, observando-se apenas alguns detalhes, como o faturamento que não pode ser maior que R$ 60 mil (R$ 5 mil reais mensais) e não ser sócio de outra empresa. Confira:

  • Abrindo sua empresa

A primeira coisa que você precisa avaliar é se haverá mudanças de local de trabalho, utensílios e/ou ferramentas, móveis, etc. Deste modo, esta é a primeira coisa que você precisa adequar, já pensando em abrir sua nova empresa.
Provavelmente como trabalhador autônomo você já possui uma certa clientela que já o conhece, conhece seus serviços. Então, deve ter a mesma confiança que depositavam em você em sua empresa.

  • Parte legal: documentação

Como MEI, o processo é simples. Basta entrar no Portal do Empreendedor e seguir direitinho todo o passo a passo para tornar-se pessoa jurídica. Este passo ocorre no mesmo dia, ou seja, no mesmo dia você já terá seu CNPJ.
No entanto, dependendo do seu ramo de atividade, se você vai ter uma loja ou escritório, podem ser necessários outros documentos, outras autorizações e licenças. Sugestivamente, consulte um contador, pois este profissional poderá lhe orientar corretamente referente a todos os processos.
Não deixe de estar devidamente legalizado com todos os órgãos (municipais, federais, estaduais, etc.)

  • Vou abrir uma empresa, mas não serei MEI

Neste caso o processo todo é um tanto mais burocrático que o de um Microempreendedor Individual. Além disso, outros itens também mudam, como impostos, alvarás, registros sindicais e de atividade, entre outros.
A boa notícia é que você pode contar com a ajuda de um contador e, aliás, ele é exigido por lei. O contador poderá lhe auxiliar nesta etapa que se baseia em providenciar:

  • CNPJ (Receita Federal);
  • Junta Comercial;
  • Alvará Municipal;
  • Inscrição Estadual e/ou Municipal;
  • Alvará Corpo de Bombeiros;
  • Registros sindicais, etc.

 

  • O Marketing de sua Nova Empresa

Esta é a etapa final do processo todo. Ao abrir uma empresa como autônomo você precisará divulgar esta mudança, mesmo para quem já conhece seus serviços.
Como empresa, você tem muitas vantagens e muitas portas poderão se abrir e, ainda assim, trabalhará por conta própria, ou seja, você ainda é seu próprio patrão. Seu marketing pode estar focado em panfletos, que você mesmo pode distribuir em sua região.
Como sugestão, faço promoções, descontos especiais e temporários. Isto chama muito a atenção e traz novos clientes.
Você pode também ter um Fanpage no Facebook, para vender seus produtos e/ou serviços e pode até ter um site/blog para colocar ali um pouco do seu portfólio, fotos (se houverem), depoimentos da qualidade do seu trabalho, entre outros. Seria como uma vitrine virtual.
E pode apostar: este tipo de vitrine virtual sempre dá ótimos resultados.
Gostou deste artigo. Ele foi útil para você? Então compartilhe, porque ele pode ser útil também para mais alguém.

 

Rolar para cima