Abertura de Empresa: Como Abrir um Negócio em 2023?

Os assuntos “abertura de empresa” e “abrir um negócio” estão se tornando cada vez mais famosos entre os brasileiros. Entretanto, nem todos sabem quais são as etapas para abrir uma empresa. E você? Você sabe quais são os passos para começar uma empresa em 2022?

Para colocar sua empresa em funcionamento, você deve seguir alguns passos iniciais. Todos eles são primordiais para que um negócio tenha seu CNPJ 100% em ordem.

Portanto, neste artigo você vai saber quais são os principais passos para abrir sua empresa em 2022. Leia até o final e confira as respostas para cada uma das questões sobre o assunto!

Abertura de Empresa: Como Abrir um Negócio em 2022?

Para abrir um negócio, você precisa fazer uma sequência de escolhas assertivas. Além disso, também será preciso apresentar uma série de documentos aos órgãos públicos.

E se você tiver dúvidas sobre como é feito a abertura de empresa, não se preocupe! Porque separamos algumas das principais etapas e informações que um empresário precisa saber para abrir sua empresa.

A seguir você vai conferir:

  • Quanto custa abrir uma empresa?
  • Quais são os prazos para abertura;
  • Escolha o modelo de empresa;
  • Documentação necessária;
  • Quem pode abrir uma empresa?
  • Defina sua estrutura comercial;
  • Alvará de funcionamento e localização;
  • A importância do plano de negócios;
  • Elabore o Contrato Social.

Quanto Custa Abrir uma Empresa?

De acordo com uma pesquisa feita pela Firjan, o valor médio para abertura de empresa é de R$2.038. E pode variar em até 275% entre os municípios do país. Entretanto, há custos indiretos que podem pesar no bolso do empreendedor.

Ao abrir um negócio, existem custos como reforma do ponto comercial, aluguel e salário do contador. Custos que ficam por conta do empresário mesmo antes de iniciar seu negócio.

Além disso, é essencial lembrar que o ponto comercial já deve estar pré-montado desde o começo dos processos de registro da empresa.

Isso é importante porque o zoneamento da cidade pode acabar barrando o exercício de certas ocupações em algumas áreas. Além disso, a inspeção dos órgãos reguladores, como a da vigilância sanitária e dos bombeiros, é feita durante as etapas de registro com o objetivo de liberar o alvará de funcionamento.

Quais são os Prazos Para Abertura?

De acordo com o Banco Mundial, em uma pesquisa desenvolvida em 2015, o prazo médio de abertura de empresa no país é de 140 dias.

Na classificação “Doing Business”, o Brasil ocupa o 140º lugar, e a Nova Zelândia fica na liderança com uma média de 0,5 dia. Ou seja, menos que 1 dia. Vale ressaltar que em metrópoles como São Paulo, o prazo médio é de cerca de 20 dias.

Lembre-se que os prazos para abrir um negócio trazidos aqui são apenas estimativas, mas servem como uma boa referência para aqueles que têm ou tiveram dúvidas.

De modo geral, hoje em dia podemos dizer que são necessários 30 dias para fazer a abertura de empresa no Brasil, já emitindo as primeiras notas fiscais.

Em um simples cálculo, poderíamos separar 3 dias para buscar toda a documentação e fazer o Contrato Social; depois 7 dias para se registrar na Junta Comercial e mais 20 dias para conseguir o alvará de funcionamento e os outros registros.

Escolha o Modelo de Empresa

A modalidade de empresa escolhida pelo empresário possui grande importância, pois estabelece como ela será administrada. Isto porque cada tipo possui suas restrições quanto ao número de funcionários, faturamento, entre outros.

Portanto, as possibilidades encontradas no momento da abertura de empresa são as seguintes:

Documentação Necessária

Após enquadrar sua empresa em uma das possibilidades mencionadas acima, é importante juntar toda a documentação necessária para abrir um negócio.

Veja a lista com os documentos essenciais:

  • Cópia autenticada do CPF, RG, e se casado, certidão de casamento;
  • Comprovante de residência dos sócios;
  • Imposto dos imóveis (IPTU);
  • Contrato de arrendamento do imóvel, se este for alugado.

Todos estes documentos devem ser entregues pelo administrador da empresa.

Os documentos solicitados para abertura de empresa dependem do estado, da localidade e até mesmo da atividade econômica na qual sua empresa estará envolvida. E após o cadastro no cartório ou na Junta Comercial, você receberá seu CNPJ.

Quem Pode Abrir uma Empresa?

Geralmente, qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade e capacidade civil, sem ter barreiras legais pode abrir um negócio no Brasil.

Para fazer a abertura de empresa através do registro MEI, por exemplo, é preciso ler as descrições de cada atividade e verificar se o que é explicado está de acordo com o que sua empresa já faz ou o que fará.

Se uma única atividade não representa tudo o que sua empresa fará, existe a possibilidade de escolher uma atividade como primária e mais 15 secundárias.

Na modalidade MEI:

  • Você pode ter no máximo um funcionário que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
  • Não pode ser proprietário ou tornar-se proprietário, sócio ou gerente de outra empresa.
  • Não pode ser dono ou abrir filiais.
  • Você pode ter um faturamento de até 81.000 reais por ano, ou equivalente no ano em que começar as atividades.

No ano de abertura, o faturamento deve ser proporcional à quantidade de meses em que a empresa operar, tendo em mente a média de 6.750,00 reais por mês.

Ou seja, se você se regularizar em junho, o faturamento permitido até o final do ano será de no máximo 47.250,00 reais (7 meses x 6.750,00 reais por mês).

Defina sua Estrutura Comercial

Ao fazer a abertura de empresa, seu negócio pode ser uma empresa individual, uma parceria, uma sociedade de responsabilidade limitada ou até mesmo uma corporação.

Entretanto, o tipo de entidade empresarial que você optar afetará diversos elementos do seu negócio, sua responsabilidade e a forma como você vai lidar com os impostos.

Você pode optar por uma estrutura comercial no começo e depois reavaliá-la e modificá-la conforme sua empresa vai crescendo.

Dependendo do segmento da sua empresa, o indicado é consultar um contador ou advogado para ter certeza de que você está escolhendo a estrutura correta.

Alvará de Funcionamento e Localização

Já com seu CNPJ, você pode ir até a prefeitura e pedir o alvará de localização e funcionamento. Este documento é emitido pelos órgãos públicos e prefeituras autorizando as empresas a operar em determinados locais, de acordo com as regras exigidas.

Quando falamos em abertura de empresa, o ponto comercial é algo fundamental no universo dos negócios. Portanto, é essencial analisar estrategicamente este local.

Por exemplo, abrir um negócio do segmento de roupas em um local de baixo movimento pode gerar altos custos com publicidade. Entretanto, uma locação mais cara em um local movimentado, automaticamente pode render uma maior visibilidade.

A Importância do Plano de Negócios

Para transformar sua iniciativa em algo real, é essencial ter um bom plano de negócios. Este plano vai te orientar na fase inicial, com a execução das atividades e, até mesmo, no crescimento da empresa.

O interessante é que, quando se trata de abertura de empresa, existem vários tipos de planos para vários tipos de empresas e você pode usar aquele que melhor se adapta aos seus objetivos.

Se você tem o objetivo de buscar apoio financeiro de uma organização financeira ou de investidores, a utilização de um plano de negócios é essencial por causa de seu modelo de planejamento mais abrangente.

No entanto, se você não sabe ao certo que tipo de apoio vai buscar, você pode fazer um planejamento mais básico, o que já possibilita que fique claro o que você deseja alcançar e o que é necessário fazer para alcançá-lo.

Elabore o Contrato Social

De modo geral, fazendo o Contrato Social no momento da abertura de empresa você estará definindo as quotas de capital de todos os sócios da empresa. Também estará definindo as ocupações e a gestão da empresa (modelo fiscal, colaboração dos sócios, e assim por diante).

O próximo passo é conferir se o objeto social e o nome da empresa estão disponíveis a fim de preparar o documento, que, paralelamente, deverá ser autenticado e assinado por um advogado.

Um conselho é verificar, já nessa etapa, se o seu negócio é elegível para o Simples Nacional, que é uma ótima forma de minimizar as taxas de impostos e simplificar como será feito o pagamento junto aos órgãos fiscais.

Conclusão

Enfim, a abertura de empresa não é um processo tão fácil e sugerimos que você procure o apoio de especialistas qualificados que possam ajudá-lo a completar todos os passos que mencionamos acima.

E então, está animado para abrir sua empresa? Torcemos por você! Não se esqueça, em primeiro lugar, de colocar suas finanças em ordem. Isso porque você precisará de dinheiro e seu orçamento deve ser sólido para não cair em dívidas e nem ir à falência.

Agora você já sabe quais são as etapas inicias para abrir um negócio regularizado e da forma correta. Esperamos que este artigo tenha tirado cada uma das suas dúvidas e que ele tenha te inspirado a iniciar seu novo negócio!

Rolar para cima