Empreendedorismo: 5 Etapas Para Abertura de Empresa!

Nos últimos anos, o empreendedorismo tem crescido muito no Brasil. Mas para quem está começando, hoje listaremos as 5 etapas iniciais para abertura de empresa.

Como em qualquer negócio, há certas medidas que devem ser tomadas para garantir que sua nova iniciativa realmente decole. Ou seja, abrir um negócio não é só ter um ponto comercial e começar a fazer as atividades.

Assim sendo, neste artigo, temos um guia prático para te ajudar a abrir da sua empresa. Vamos citar opções, registros, regras e dicas essenciais. Dicas para abrir e manter sua empresa funcionando a longo prazo.

Empreendedorismo: 5 Etapas Para Abertura de Empresa!

Você vai abrir uma empresa? Separamos 5 etapas iniciais para a abertura de empresa que todo empresário iniciante deve conhecer.

Veja quais são:

  • Defina seu modelo de negócio.
  • Elabore seu plano de negócio.
  • Registre sua empresa.
  • Faça seu Contrato Social.
  • Natureza jurídica e regime tributário.

Defina seu Modelo de Negócio

Em primeiro lugar, dois detalhes são essenciais nessa etapa da abertura de empresa. Um deles é saber se você tem o perfil empresário. E o outro é se está disposto a se tornar o gestor de uma empresa.

Porque estamos falando de desafios diferentes daqueles do regime CLT. Aos quais muitos já estão acostumados.

Mas se você se sente pronto. Procure nichos de mercado e opções do empreendedorismo que se encaixem em seu perfil. Ou seja, aqueles que sejam tendência e que garantam boas vendas.

Plano de Negócio Para Abertura de Empresa

A princípio, toda abertura de empresa se inicia com um bom plano de negócios. Acima de tudo, este é um arquivo que explica como sua empresa vai operar. E também como vai gerar valor para o cliente.

Estes são alguns dos itens que não podem faltar nessa etapa:

  • Detalhes dos serviços ou produtos da empresa.
  • Definição da área e do setor de atividade.
  • Modelo de negócios empregue.
  • Análise de mercado.
  • Definição do público alvo.
  • Lista de fornecedores.
  • Estudo da concorrência.
  • Projeto financeiro.
  • Projeto de ação.
  • Plano de marketing, etc.
Quanto custa abrir sua empresa

Registre sua Empresa

Não basta conseguir o CNPJ e já estar registrado na Previdência Social. Para abertura de empresa, existem registros, licenças municipais e estaduais que o negócio pode precisar para começar de forma legal.

Portanto, é essencial ficar atento. Porque a falta de qualquer um destes documentos pode atrasar. Ou até mesmo inviabilizar a abertura da sua empresa.

Além disso, cada área de atividade e forma de composição escolhida exigirá autorizações diferentes. Ainda mais, a legislação municipal e estadual pode pedir registros específicos.

Abertura de Empresa: Faça seu Contrato Social

Essa é a quarta etapa para abertura de empresa. O Contrato Social se trata de um documento onde serão expostas informações de suma importância.

Ou seja, informações sobre o negócio, tais como:

  • Os investimentos de capital de todos os sócios.
  • Qual será a atividade da empresa.
  • O modelo fiscal escolhido, etc.

Portanto, nesta etapa é preciso verificar se o objeto social e nome do negócio estão disponíveis para o Contrato Social. Por fim, uma vez escrito o documento deve ser autenticado e assinado por um advogado.

Natureza Jurídica e Regime Tributário

No empreendedorismo e começo de novas empresas, essa etapa é essencial. A natureza jurídica do negócio define como ele será visto juridicamente. Por outro lado, temos o regime tributário. Que estabelece como os impostos serão cobrados e calculados.

Exemplos de naturezas jurídicas são o EI (Empresário Individual), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), LTDA (Sociedade Limitada) e Sociedade Simples.

As opções de regimes tributários são o Lucro Real, Simples Nacional e o Lucro Presumido. Portanto, nessa etapa só um contador pode informar quais são os melhores modelos para sua empresa.

Conclusão

Enfim, após seguir essas 5 etapas iniciais para abertura de empresa. Você já estará com sua empresa quase pronta. Ou seja, restará poucos passos para lançá-la por completo.

Mas para aqueles que buscam formas de iniciar uma empresa. É possível encontrar um universo de opções na internet. Em outras palavras, existem muitas opções para começar no empreendedorismo.

No entanto, você precisa saber determinar qual será a melhor maneira de usar seu dinheiro com base em suas experiências. Sobretudo também é importante saber escolher uma boa área de atuação no mercado!

Rolar para cima