Dicas de como ser um grande empreendedor de sucesso

Dicas importantes para ser um empresa de muito sucesso com sua empresa. as melhores dicas para vocês sair bem como empresário

Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de
qualquer idade. Geralmente, o empreendedorismo surge de um sonho. É muito comum
sonhar em seguir as próprias ordens e cuidar do próprio nariz. Abrir um negócio e
ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não
basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado,
para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.

Quem deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de mais nada. É preciso
conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado
no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o
que for, é essencial.

Mas, o empreendedor de sucesso é, antes de tudo, alguém com iniciativa. É um líder
nato, que corre atrás de soluções inovadoras, atento ao mercado. Ele vê oportunidades
onde outros não as enxergam. A persistência é a chave. Convicto de que tem uma
ideia ou projeto com possibilidades, não desanima diante das adversidades, traça
metas e se empenha ao máximo para atingí-las.

O empreendedor precisa aprender sempre. Conhecer seu ramo de atividade. Então, a
busca por informação faz parte de sua rotina. Sabe que um maior conhecimento sobre
clientes, fornecedores, concorrentes, produtos e serviços é o atalho para obter
diferenciais em meio a tanta competição. E não hesita em consultar especialistas
que possam lhe orientar. Além disso, é um ouvinte atento, pois boas ideias vêm
tanto da pessoa mais humilde quanto de alguém extremamente preparado.

Para o empreendedor de sucesso, planejamento é sua palavra de ordem. Todas as
suas ações são pensadas, revistas, monitoradas e ajustadas conforme as circunstâncias.
Organizado, mantém registros financeiros e a partir deles toma decisões fundamentadas.

Outro aspecto marcante é a exigência permanente de qualidade e eficiência. Sua intenção
é surpreender o cliente positivamente e compromete-se a ajudar a equipe para cumprir
as tarefas. O empreendedor de sucesso não quer ser apenas mais um. Ele pensa grande.
Por isso ousa,arrisca – de forma calculada, pois tem o pé no chão – e sempre crê que é
capaz de construir o que idealizou.

A revista Exame elencou as seis principais características de um empreendedor de sucesso,
veja:

Boa comunicação
O bom empreendedor é aquele que se dedica pessoalmente a obter informações de clientes,
fornecedores ou concorrentes. E consulta especialistas para obter assessoria técnica
ou comercial. No caso de se investir em uma franquia, ele deve ter ações como conhecer
franqueados da rede, por exemplo, sugere André Friedheim, diretor da consultoria Francap.

Olho bom para oportunidades
Quem empreende por oportunidade, ou seja, porque percebe um nicho no mercado, tem mais
chances de sucesso do que quem empreende por necessidade (porque fica desempregado).
São pessoas, diz o professor do Master em Empreendedorismo e Novos Negócios da Business
School São Paulo (BSP), Alessandro Saade, “que não se deixam levar por modismos”.

Comprometimento
Para ter sucesso, o empreendedor muitas vezes terá de sacrificar grande parte de seu tempo.
Estar presente na empresa é fundamental, mesmo que se trate de um negócio formatado, como
uma franquia, lembra André Friedheim, da consultoria Francap. “É importante participar da
gestão do negócio.” O foco deve ser sempre manter os clientes satisfeitos.

Liderança
O empreendedor de sucesso carece de talento para liderar equipes e tomar decisões, porque
muitas vezes ele terá de fazer isso sozinho. É preciso ter autonomia e autoconfiança.
Ele ainda deve saber usar estratégias para influenciar ou persuadir pessoas.

Planejamento financeiro
Antes de entrar em um novo negócio, o ideal é que o empreendedor tenha um capital para
sobreviver até um ano sem o dinheiro da empresa. Este é o tempo médio de retorno que o
negócio vai dar. Mas, neste ponto, os especialistas pedem atenção: em alguns setores, o
prazo de retorno pode ser até maior.

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Inovação
“As empresas que começaram pequenas e cresceram tinham um diferencial de mercado. O grande
segredo para o sucesso é criar um novo conceito de produto ou serviço e inovar”, acredita
Herica Righi, professora de inovação da Fundação Dom Cabral. Para que isso seja possível,
o empreendedor deve ter bem claro o que irá entregar ao cliente e por que esse consumidor
escolheria seus produtos e não os da concorrência.

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