Dicas para abrir um estacionamento

Veja essas dicas para montar um estacionamento e para carros e conseguir muitos clientes para ganhar dinheiro

Veja como abrir uma empresa de estacionamento

Você tem um bom espaço amplo e bem localizado e está pensando em montar um estacionamento? Veja neste artigo como abrir uma empresa de estacionamento.

Você tem ou herdou um bom terreno, grande e bem localizado, e não sabe ao certo o que fazer com ele. De repente construir um estacionamento pode ser uma boa ideia. Mas para isso, é preciso que você tome alguns cuidados.



Neste artigo, mostraremos como abrir uma empresa de estacionamento, desde a tomada de decisão, até a burocracia de abertura do empreendimento. Acompanhe e entenda melhor o assunto.

Como saber se devo abrir um estacionamento?

Você quer empreender, mas não sabe como, possui um terreno grande e muito bem localizado e não deseja vendê-lo? Uma excelente opção para você pode ser abrir uma empresa de estacionamento.

Para isso, é preciso que você se faça algumas perguntas como, por exemplo, existe um ou mais comércios e instituições que possuem um grande fluxo de pessoas e veículos por perto? Estamos falando de centros comerciais, faculdades, clubes esportivos, centros culturais, bares e casas noturnas, etc.

Se sua resposta for, sim, então definitivamente, abrir uma empresa de estacionamento é um bom negócio para você. O que você precisará agora é providenciar a estrutura física do local e a abertura do CNPJ.

Crie um plano de negócios para seu estacionamento

Depois de analisar os pontos mencionados acima é importante que você estude o mercado, veja quantos estacionamentos já existem na região e se eles suprem as necessidades do local.

Procure saber quais os valores cobrados, os serviços oferecidos e as vantagens que os clientes podem ter nestes estabelecimentos. Isso servirá para que você crie um empreendimento capaz de competir igualmente no mercado local e com diferenciais que seus concorrentes não possuem.

Existem muitos tipos de serviços que podem ser oferecidos em estacionamentos, tudo dependerá do espaço físico que você tem e do capital inicial de investimento disponível. Você pode contar com vagas cobertas, seguro, serviço de lavagem de carro, manobrista e mais.

É importante também que você analise com cuidado as necessidades do seu público alvo. Ou seja, veja quais são os melhores serviços e planos de estacionamento a serem oferecidos. Além dos aluguéis por hora de vagas, você também pode oferecer pacotes mensais ou semanais.

Como abrir uma empresa de estacionamento?

Depois de criar um bom plano de negócios é preciso partir para a parte prática, ou burocrática para abrir uma empresa de estacionamento. O primeiro passo nessa etapa é escolher o tipo de CNPJ e a tributação fiscal mais adequada para sua empresa.

Feito isso, o passo seguinte será separar os documentos necessários e providenciar a criação do CNPJ, a Inscrição Estadual e o cadastro na Junta Comercial e na Prefeitura da sua cidade.

Além desses documentos para que sua empresa funcione de maneira legal é preciso que você providencie o cadastro junto a Entidade Sindical Patronal em que ela se enquadra.

Os estacionamentos são obrigados a recolher uma Contribuição Sindical Patronal anual, pela constituição da empresa. Outro passo importante é providenciar o cadastramento junto à Caixa Econômica Federal, no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”.

Depois desses passos, será preciso que você solicite um alvará de funcionamento e uma vistoria do corpo de bombeiros para que possa enfim abrir as portas do seu estacionamento.

Vale lembrar que esses dois últimos passos em especial, devem ser providenciados depois que toda a estrutura física do seu estacionamento estiver pronta.

Ou seja, assim que você estiver certo de que não falta mais nada, inclusive funcionários, para abrir as portas, peça o alvará de funcionamento e solicite a vistoria do corpo de bombeiros.

Conte com a ajuda de um profissional contábil

Pode ser que você tenha dificuldades em todo o processo para abrir uma empresa de estacionamento. Cuidar de uma obra e a abertura de uma empresa ao mesmo tempo, não é a coisa mais fácil.

Por isso, contar com um bom profissional contábil neste processo pode ser o diferencial necessário para que nenhum erro seja cometido. Tanto no âmbito contábil e fiscal da empresa como na parte estrutural física.

Você pode pedir a ajuda de um profissional especializado ou mesmo procurar um escritório de contabilidade para resolver essa situação. Com o auxílio de um contador você não precisará se preocupar com burocracias, taxas, filas e documentos, e cadastros fiscais.

Tendo mais tempo e tranquilidade para cuidar da obra do seu estacionamento, contratação dos colaboradores, compra de equipamentos, mobília, etc., e o contato com possíveis fornecedores.

Não se esqueça apenas de se certificar que o profissional ou escritório escolhido é de confiança e trabalha dentro dos parâmetros obrigatórios na sua área.

Para saber isso, você pode pesquisar a empresa ou o profissional contábil no site do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, órgão responsável por regulamentar toda o ramo de contabilidade do país.

Outra maneira de saber se o profissional ou escritório é competente e idôneo é procurando referências de mercado junto a outros clientes, tanto os inativos como os ativos.

Agora que você sabe como abrir uma empresa de estacionamento e ter bons resultados, basta começar a pesquisar um profissional de contabilidade para lhe auxiliar e iniciar as obras. Gostou deste artigo? Então leia também o artigo sobre Como abrir uma empresa de reforma.


Leia