Como abrir uma empresa de publicidade

Abrir uma empresa de agencia de publicidade e propaganda para divulgar produtos e serviços e obter execelentes resultados para uma empresa


Se você vem pensando em abrir uma empresa de publicidade, saiba que, apesar deste ser um mercado muito concorrido, também pode ser muito promissor. Leia este artigo e veja os passos necessários para se tornar um empreendedor na publicidade.

Sim, o mercado de agências de publicidade e propaganda está um tanto saturado e, por isso, é bem competitivo. Mas isso não significa que, se você decidir abrir uma empresa de publicidade você não terá sucesso.



O sucesso da sua empresa dependerá diretamente da qualidade dos seus serviços e da sua comunicação e responsabilidade com seus clientes. Portanto, se você sonha em abrir uma empresa de publicidade, arregace as mangas e comece a colocar seu plano em prática.

O que você precisa saber antes de abrir uma empresa de publicidade

A primeira coisa que você precisa saber, antes de abrir uma empresa de publicidade é que, sem dedicação e trabalho duro, você não chegará a lugar nenhum. Além disso, é preciso que você tenha em mente que uma agência de publicidade só existe se houverem clientes.

Por isso, esteja atento ao mercado, promovendo análises bem aprofundadas sobre as necessidades dos clientes e maiores demandas da região. Isso lhe ajudará a saber quais as áreas da publicidade serão mais interessantes para seu novo negócio.

É sabido que, para uma agência de publicidade funcionar corretamente é preciso que ela seja bem setorizada. No entanto, para abrir uma empresa de publicidade não é preciso contar com muitos funcionários e setores.

Nesse começo apenas alguns funcionários, um espaço confortável e uma boa conexão com a internet, além de alguns softwares especializados, serão o suficiente para que você comece a produzir boas peças e conquistar seus clientes.

Veja como abrir uma empresa de publicidade

O mais preocupante para muitos empreendedores que desejam abrir uma empresa de publicidade é a parte burocrática do processo de abertura. Muitos profissionais não fazem ideia de como ou por onde começar.

Se você é uma dessas pessoas a primeira dica a ser dada é, procure um contador ou um escritório de contabilidade. São muitos processos, taxas, avais e documentações necessárias. Em algumas regiões abrir uma empresa de publicidade pode levar mais de 100 dias. E você não vai querer perder todo esse tempo com burocracias, vai?

Vale lembrar que, todo esse processo dependerá de onde você está e o tipo de empresa que deseja abrir. Além de escolher o melhor tipo de CNPJ para sua empresa, você deverá definir um formato jurídico para seu negócio, baseado no tamanho da empresa, número de funcionários e pretensões de lucros.

Depois de definir esses dois pontos, será preciso que você providencie um Contrato Social, caso haja sócios na sua empresa. Do contrário, pode seguir para o passo seguinte que procurar a Junta comercial de sua cidade e fazer um cadastro.

Você também deverá realizar um cadastro junto as secretarias estadual e municipal, na Previdência Social, solicitar um alvará de funcionamento na prefeitura de sua cidade e ainda uma vistoria do corpo de bombeiros.

Quais funcionários contratar nesse começo?

Como dito anteriormente, você não precisa contar com uma equipe imensa de profissionais para abrir uma empresa de publicidade. Neste início será preciso que você tenha um profissional experiente em:

  • Gestão , qualquer empreendimento, independentemente do ramo, precisa de um bom profissional responsável pela gestão do negócio;
  • Atendimento , considere ter uma pessoa comunicativa e de boa aparência para receber seus clientes, anotar recados e cuidar da agenda da sua agência;
  • Planejamento , esse profissional será responsável por organizar todas as reuniões, coletar informações sobre as peças, realizar pesquisas etc.;
  • Criação , esse é o profissional responsável por dar vida a peça publicitária dos clientes;
  • Mídia , o setor de mídia é responsável por entrar em comunicação com as empresas televisivas, online, rádio e mais. Para poder divulgar as peças publicitárias criadas por sua empresa.

Não se esqueça que você precisará também de um bom plano de negócios para começar a atuar no mercado. Sem diretrizes corretas, os problemas poderão se acumular e o fracasso será inevitável.

É realmente preciso ter um contador?

É possível que você esteja pensando se para abrir uma empresa de publicidade é realmente necessário ter um profissional contábil ao seu lado. A resposta para essa pergunta é sim.

Mesmo que sua empresa seja pequena no início, vale a pena contar com um profissional ou um escritório de contabilidade confiável. Isso será imprescindível para que a saúde financeira e o crescimento da sua empresa andem bem.

Caso, você não tenha estrutura física para contratar um profissional e mantê-lo fixo em sua agência. Procure um escritório de contabilidade idôneo e conte com o serviço de um de seus profissionais.

Depois de ler este artigo você deve ter percebido que abrir uma empresa de publicidade não é uma coisa impossível, mas também não é uma tarefa muito simples. Além de contar com uma equipe eficiente você precisará ter um bom capital inicial.

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre o assunto, leia mais do nosso conteúdo. Você pode começar conhecendo o artigo Como abrir uma empresa de investimentos.

Leia