Abrir uma agencia de viagens e turismo: 7 passo a passo

As agencias de viagens e turismo está cada vez lucrando mais, e o Brasil é um dos pais mais procurados para visitar, isso tudo pela sua beleza.

Esse ramo de atividade é muito lucrativo, um grande exemplo é a CVC que antes da pandemia obtinha altos lucros vendendo pacotes de viagens e excursões.   

Segundo dados do ministério do turismo em 2022 recebeu um milhão e noventa e duas mil pessoas, com essas informações empreender nesse mercado é uma boa opção para ter sucesso.

Abrir uma empresa de viagens e turismo é necessário seguir alguns passos, como vender pacotes, fazer parceiras e buscar oportunidades na internet, mas fica tranquilo que vamos mostrar como conseguir tudo isso de forma fácil.

abrir uma agencia de viagens e turismo e empreender no ramo

Abrir uma empresa de viagens e turismo

Você que pensa em ser um empreendedor e tem em mente abrir uma Agência de Viagens, saiba que o turismo nacional e internacional está em alta. Neste post, você vai saber o passo a passo para abrir seu próprio negócio de agência de viagens e turismo.

Há tempos as conhecidas agências de viagens ou turismo são o principal canal entre o turista e o seu destino de viagem. 

Mas existe muita dúvida sobre como começar nesse setor que tanto cresce, por parte de quem deseja empreender neste nicho de mercado.

O fato é que, apesar dos recursos tecnológicos disponíveis aos turistas do mundo inteiro, de algumas companhias aéreas venderem pacotes de viagens, programas de milhas, etc., a agência de turismo ainda continua sendo o porto mais seguro para quem deseja viajar de férias.

Abrir uma empresa de turismo

Assim, se você pensa em iniciar nesse ramo, saiba que está no caminho certo, pois seguramente alcança uma fatia significativa deste mercado rico do turismo. Saiba, então, o que você precisa fazer para ter a sua agencia.

Pode apostar que sim pois o turismo parece não sentir qualquer sinal de crise. Mesmo em tempos mais difíceis, as pessoas não deixam de se divertir, de viajar e estão mais do que certas, afinal, todas as pessoas necessitam de momentos de lazer.

Mas esta constatação não é apenas ideológica, são fatos concretos. O BDET – Boletim de Desempenho Econômico do Turismo divulgou, em 2017, um aumento de 9,3% no faturamento das agências e em 2018 constatou-se um crescimento do turismo na faixa dos 3,9%. Com certeza, 2019 não será diferente.

O passo a passo para abrir a sua empresa agencia de viagens

1.Quanto gasta para iniciar o negocio

Já no seu planejamento estratégico, aliás, antes dele até, você já precisa mensurar o capital necessário do seu investimento, do seu novo negócio. Resumidamente, você precisará de capital para:

  • Móveis e equipamentos;
  • Aluguel do imóvel;
  • Documentação e autorizações;
  • Pagamento de salários da equipe;
  • Marketing, etc.

2.Defina qual loca irá montar

Pensar no local ideal envolve muitas análises: é melhor ter sua agencia em um shopping ou próximo à um aeroporto? Melhor no bairro ou no centro da cidade? 

Este estudo deve ser feito já na sua pesquisa de mercado, pois indicará qual o melhor local para você abrir a sua empresa de agência.

Uma vez escolhido o local, você precisará também saber se o mesmo é apto para a realização de atividades comerciais.

 Esta etapa é realizada junto ao órgão responsável pelo cadastro dos imóveis de sua cidade, como a Prefeitura Municipal, por exemplo. Seu contador pode lhe ajudar nisto. Conte com ele.

3.Escolha um nome

Outra etapa muito importante. Lembre-se que este nome/marca seguirá com você e sua empresa por toda a vida da mesma. 

Antes de “bater o martelo” com este ou aquele nome, você precisará consultar se o mesmo já não existe para outra empresa.

Isto é feito na Junta Comercial ou no INPI.

4.Contrate um contador

É aqui que você dará andamento em toda a parte burocrática de sua empresa (CNPJ, Junta Comercial, alvarás, etc.). 

É fundamental contar com a ajuda de um contador, que poderá lhe auxiliar não só nesta parte burocrática e documental como também em todas as etapas de sua agência de viagens.

O contador, inclusive, é exigido por lei.

5.Registre seu negocio

Quando sua agência de viagens já estiver devidamente formalizada, com todas as licenças, CNPJ, alvarás, etc., devidamente legalizados, é hora de realizar o registro no Cadastur ou Ministério do Turismo.

Sem este registro, sua empresa fica irregular e não poderá vender pacotes de viagens. O cadastro é gratuito e é realizado diretamente no site da Cadastur.

6.Contrate e escolha os funcionários

Você precisará contar com uma equipe mínima de trabalho, para ter sua empresa agência de viagens funcionando. 

 Esta equipe mínima envolverá atendentes, devidamente treinados, e um pessoal de retaguarda (administrativo) para lhe auxiliar nas etapas que seguem.

Seu contador também pode lhe auxiliar nesta etapa.

7.Divulgue sua agencia

Você sabe que existem no Brasil muitas Agências de Turismo e todas vendem pacotes que se mostram mais que atrativos para os turistas. No entanto, elas concorrem entre si, o que é mais do que natural.

Então, como fazer com que o turista escolha a sua agência em detrimento às demais? Você precisa apostar nos diferenciais, para atrair e fidelizar os seus clientes.

Uma boa dica é investir em campanhas promocionais, parcelamentos exclusivos, facilidades, etc. Além disso, você precisa, principalmente no começo, investir em marketing e estamos falando do marketing digital.

Estar presente nas redes sociais, ter um site/blog que fale de sua agência e onde os clientes, cada vez mais conectados, possam chegar até você. 

Para finalizar e ser diferente mesmo, aposte no bom atendimento pois cordialidade e bom atendimento costumam fidelizar clientes com sua agência de viagens e turismo.

Escritório de Contabilidade Olímpia
Rolar para cima