Passo a Passo para abrir uma empresa Passo a Passo para abrir uma empresa Passo a Passo para abrir uma empresa Passo a Passo para abrir uma empresa

Abrir Empresa

Caminho para abrir uma empresa do inicio ao fim

Ser dono de uma empresa aqui no Brasil não é fácil, afinal, é tanta burocracia e corre-corre para conseguir os documentos solicitados que muita gente acaba desistindo no meio do caminho e fica na informalidade. Mas antes de iniciar com o processo de abrir uma empresa é preciso se informar, buscar informações sobre o que se pretende investir e poder identificar as necessidades e viabilidade do empreendimento. No entanto, quem possui uma empresa que não é legalizada sabe que perde ótimas oportunidades que surgem no caminho, por isso, o melhor a fazer é enfrentar todas as pedras que esse caminho possui para se chegar num lugar melhor. O primeiro passo é elaborar um plano de negócios para se planejar adequadamente. Já os demais passos são para abrir empresa :


  Atendimento via What's

Procurar um contador

O contador é um profissional que vai auxiliar o processo de legalização da empresa e conseguir toda a documentação necessária para a sua abertura. Ele também pode recomendar qual sistema tributário é o melhor para aquele empreendimento e também ajudar a montar um cronograma informando qual o melhor dia para fazer o balanço mensal e os dias para que os impostos sejam pagos.

Tipo de empresa

Empresa pode ser do tipo individual, para quem possui sócio pode ser sociedade empresarial limitada ou sociedade simples limitada se atuar na área artística, literária ou cientifica.

Tipos de participação

Caso a empresa seja aberta e tenha uma ou mais pessoas é preciso escolher o tipo de participação que cada um deles terá. Um sócio administrador, por exemplo, é o responsável por desempenhar algumas funções dentro da empresa e é preciso que ao menos dos sócios assuma esse papel, mas isso não impede que os demais sócios também possam ser um sócio administrador. Esse sócio tem direito a receber o pró-labore. O sócio quotista não desempenha sua função na empresa, mas ele participa dos prejuízos e lucros que ela venha a ter e não tem direito a receber pró-labore.

Nomes para abertura da empresa

A definição do nome fantasia para abrir empresa é um passo muito importante, afinal, é através dele que os clientes a identificarão. Dependendo do caso, pode ser interessante fazer o registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI. Também é preciso realizar o cadastro do nome empresarial. No caso de empresa individual o nome do titular será usado. Já na mista o nome civil completo de qualquer um dos sócios pode ser utilizado tendo como completo o “& companhia”, por exemplo.

Capital social

O capital social é o valor que foi gasto para que o negócio começasse e ele precisa ser informado. Dizer o quanto que gastou ou que vai gastar com o estoque inicial, o balcão, o local e as prateleiras, por exemplo, é o capital social da empresa.

Atividades para abrir empresa

Uma única empresa pode desempenhar várias atividades dependendo da área que a mesma atua. Os ramos de atividade são a prestação de serviços, comércio varejista, comércio atacadista e indústria.

Documentos e suas cópias

Além de verificar se é preciso ter ou não a inscrição estadual também é necessário obter o CNPJ com a Receita Federal e separar os originais e cópias dos seguintes documentos:

  • Cópia do comprovante de endereço da empresa;
  • Cópia do RG autenticada;
  • CPF do titular.

Com esses documentos em mãos é possível fazer a inscrição municipal e dar entrada no alvará de funcionamento. Também é preciso fazer o registro no INSS e demais órgãos além de criar a própria marca e registra-la eassim abrir sua empresa.

Passo a Passo para abrir uma empresa Passo a Passo para abrir uma empresa Passo a Passo para abrir uma empresa Passo a Passo para abrir uma empresa