Como abrir uma empresa de investimento Como abrir uma empresa de investimento Como abrir uma empresa de investimento Como abrir uma empresa de investimento

Abrir Empresa

Saiba como abrir uma empresa de investimento autonomo de ações

Aí vai a pergunta: os agentes autônomos de investimentos têm futuro? Devido à crise econômica, será possível sobreviver nesse cenário que atinge o mundo e nosso país e poder abrir empresa de inviestimento?



As atividades de autônomo de investimentos no mercado financeiro vêm crescendo muito e cada vez mais se regula esse esse tipo de empresa. Para rigor, o agente autônomo faz parte de um sistema de distribuição de títulos e valores de mobília do sistema financeiro nacional (SFN), e faz intermediação de venda de títulos e valores mobiliários para determinados investidores em fundos imobiliarios ou até mesmo os BitCoins Tome cuidado para abrir um investimento nessa área, pois ela está em crise como o mercado financeiro. A situação está tão feia, que os especialistas estão recomendando não ir a fundo nessa proposta.


Qual é o futuro do agente autônomo

Segundo Luiz Rogê, sócio-diretor da empresa de serviços financeiros InvestCerto, há muitos anos atrás, tornar-se agente autônomo de investimentos era uma coisa simples para pessoas físicas, muito interessante para bancos com pequena rede de agências e para corretoras e distribuidoras de valores que alavancavam a receita por meio dessa atividade.

Bastava para isso, que o candidato a AAI fosse aprovado em uma prova ridiculamente fácil (que exigia pouco mais do que saber escrever do candidato) e o interesse da instituição (banco, corretora, distribuidora) em tê-lo como agente e distribuidor de seus produtos financeiros de investimento.



Àquela época, assim como atualmente, o principal fator de sucesso para essa atividade era, basicamente, a “carteira” de clientes que se possuísse. Muitos grupos financeiros fortes chegaram a utilizar essa “força de vendas” como, por exemplo, o Banco Crefisul de Investimentos, que foi um dos precursores na utilização de agentes autônomos – ainda à época que detinha uma “associação”, com o Corretora XP.

Mudança e crescimento para abrir empresa de investimento

Entretanto, muita coisa mudou de lá para cá: além do forte crescimento do mercado financeiro, a globalização tornou-o mais sofisticado e complexo. As exigências para que uma pessoa venha a se tornar AAI aumentaram muito, a começar pelo exame de certificação em nível muito mais rigoroso, e obrigatoriedade no cumprimento de uma série de regulamentações da CVM e da ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), atual entidade credenciadora para os AAI.

Cada vez mais, seja em decorrência da fiscalização mais cerrada sobre a atividade por parte dos órgãos reguladores, seja pelo próprio momento que o mercado vive, pós-crise de 2008, o futuro dos agentes autônomos está em discussão. A atividade vem enfrentando mais e mais desafios para sobreviver.

Quais tipos de investimentos pode atuar

Compra e venda de ações como da petr4,vale5, bbas4, cmig4 entre outras empresas do indice bovespa é possível abrir para atuar no investimentos

O futuro da atividade tem perspectivas pouco animadoras - principalmente para os pequenos AAI -, e deve passar por um processo de “consolidação” em breve. Isso decorre tanto da concorrência, cada vez mais acirrada, quanto do aumento dos custos estabelecidos pela necessidade de atendimento a uma série, crescente, de exigências dos órgãos reguladores e autorreguladores, como a bolsa de valores: Bovespa.

Aviso importante aos navegantes de plantão

Só será possível sobreviver no negócio de agente autônomo caso se obtenha escala suficiente para absorver o impacto resultante do aumento dos custos e da concorrência em futuro próximo e poder abrir empresa de investimento


Como abrir uma empresa de investimento Como abrir uma empresa de investimento Como abrir uma empresa de investimento Como abrir uma empresa de investimento


Leia Também