Como Obter um CNPJ

Quais documentos para obter um cnpj rápido e fácil - com o CNPJ MEI ME E EPP com um passo a passo para iniciar e obte-lo


São várias as dúvidas e das mais variadas e uma das principais é referente qual modelo ou tipo de empresa devo abrir para ter meu CNPJ: ME, MEI, Ltda, S/A...a segunda grande dúvida é exatamente sobre como abrir o seu CNPJ: que documentos será preciso, onde preciso ir para ter o CNPJ.


Vários empresários abrem sua empresa sem ter algum conhecimento do negocio e não é algo tão simples assim como muitos pessam que é. Não é bem assim. um dos primerios passo e fazer uma pesquisa de mercado e identificar o que é a necessidade da região ou cidade e só depois iniciar a busca de um CNPJ.


  Atendimento via What's

Neste conteúdo vamos esclarecer algumas duvídas primeiro e de forma bem resumida, qual será o tipo de empresa é a mais melhor para você obter um cnpj, empreendedor. iniciaremos um passo-a-passo bem mais fácil e simples como obter o seu CNPJ. Mas fique bem tranquilo porque é tudo bem simples e fácil do que você pensa.

Qual melhor ME,MEI ou Ltda?

O MEI: O Microempreendedor Individual o que significa, portanto, uma microempresa individual o famoso MEI no meio contábil. O MEI começou exatamente para terminar com toda a informalidade dos pequenos empresários autónomos, ambulantes e os informais.

O CNPJ MEI que é facil obter modelo de empresa CNPJ e sair da informalidade, tem um certo limite que anula de ganhos com valor de 81 mil reais e esse valor pode aumentar ano a ano, que tem que ser declarados à Receita Federal. Mas caso estes ganhos autrapassarem, ou seja, sua empresa está ganhando mais do que você projetava ela poderá ser excluida do MEI.

A S/A refere-se às empresas que possuem mais de 7 sócios e com capital aberto, dividido em ações para estes sócios, portanto, serão solicitado todos os acionistas. Todas as suas responsabilidades junto à esta empresa dependem diretamente com a quantidade de ações que possuem cada acionista.

Ainda podemos lhe mostrar as EI (Empresário Individual), EPP (Empresa de Pequeno Porte) e também a empresa EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e as diferenças entre cada uma, estão pautadas taxas e impostos na receita anual mínima e a máxima. Operacionalmente, muito se mostram de uma com a outra empresa e poder obter o cnpj.


O Microempreendedor Individual - MEI

  • Primeiro: Acesse esse site do Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/).
  • Segundo: Clique no botão Formalize-se contido no site.
  • Terceiro: Coloque o número do seu CPF e a data do seu nascimento.
  • Quarto: Coloque o número do seu Título de Eleitor ou o número do recibo da declaração de Imposto de Renda dos últimos 2 anos.
  • Quinto: Digite os caracteres solicitados.
  • Sexto: Preencha os formulários com os dados solicitados na sequência certa.
  • Sétimo: Você receberá um código de SMS no celular previamente cadastrado no site, que será utilizado para confirmar o processo de abertura do cadastro.
  • Oitávo: Insira o código recebido e confirme a sua inscrição. Pronto, o número do seu CNPJ será gerado e você já pode começar o seu negócio tranquilamente. Lembre-se que nem todos podem ser MEI e é preciso seguir algumas regras específicas.
  • Nono: Esta categoria não pode ter faturamento acima dos R$ 81 mil ao ano.

O Microempresa Individual - ME
Ltda – Empresa de Responsabilidade Limitada
S/A – Sociedade Anônima

Todos procedimentos de cada empresa são bem diferente junto com os órgãos competentes tais como a Junta Comercial, Receita, Prefeituras, etc. Portanto, estamos focados no CNPJ e, neste quesito da empresa, tanto no modelo ME, como Ltda e S/A todos esses procedimentos são idênticos. Confira:

Primeiro: Separe sua documentação:

  • a. RG;
  • b. Comprovante de sua residência atual;
  • c. CPF;
  • d. Título de Eleitor;
  • e. Comprovante do Ponto comercial, caso seja diferente da sua residência;
  • f. Última Declaração do seu Imposto de Renda;
  • g. Nome Fantasia da Empresa (crie um);
  • h. Atividades que serão exercidas pela empresa (detalhar)

Segundo Você precisará está com todos os documentos acima em mãos, e realizar um registro de empresário individual e no seu enquadramento como que vai está como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) na junta comercial do seu município.

Você precisará preencher todo um requerimento requerido e, uma vez preenchido corretamente, precisará ser transmetido à junta comercial da sua cidade/estado. Nesse caso de Ltda e S/A existem alguns dos procedimentos a mais bem específicos.

Terceiro O terceiro passo para o CNPJ é fazer sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A boa notícia para você é que em praticamente todas as Juntas Comerciais essa inscrição pode ser efetuado junto o Requerimento de Empresário.

Dica importante: se você é um pequeno ou médio empreendedor e ainda tem dúvidas sobre o seu negócio para regulariza-lo, como investir, marketing, etc., a grande dica é começar como MEI. Além de ser muito mais fácil e rápida a sua legalização.

A ME:A sigla ME significa Microempresa Individual, portanto, um microempresário individual ou pequena empresa pode faturar anualmente ó valor bruto total de 360 mil reais. Como nesse caso da o ME, não existe sócios, ou seja, é um empreendedor individual ME ou pequena empresa. Há de ter o conhecimento também do emprendedor individual os patrimônios pessoais do empreendedor e empresariais são unificados.

A empresa Ltda: A sigla "Empresa de Responsabilidade Limitada" e é um modelo de empresa ou negócio no qual só é permitido no maxímo ó 7 sócios que irão compor um contrato societário da respectiva empresa. Isto é permite um investimento bem mairo e subsequente com a divisão de lucros e dividendos, pois cada um possui uma deterninada cota respectiva e igual no capital social da empresa.

No caso da Ltda, o patrimônio pessoal de cada sócio fica protegido se no caso de vier faler alguém, por exemplo.

S/A: é chamada de “Sociedade Anônima” e, como o próprio nome denuncia, permite que sócios anônimos invistam na empresa. Comparando-se operacionalmente com uma empresa LTDA, não há diferenças.

Como Obeter o meu CNPJ?

Agora que você já sabe que modelo de empresa pretende abrir e ter seu CNPJ. Seguindo a ordem que mostramos, vamos iniciar com a empresa MEI, depois ME e por fim Ltda. Siga todos os passo-a-passo e formalize sua empresa junto aos órgãos competentes.