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Abrir Empresa

Ser um empreendedor em São Paulo

Hoje em dia muitas pessoas estão pensando em empreender e em ser um prestador de serviços. Para isso, é necessária a abertura de uma empresa, e seguir os trâmites legais até a sua obtenção. É importante sabermos que os documentos pedidos e o tempo de execução do procedimento podem variar de estado para estado. Por exemplo: para se abrir uma empresa no Rio de Janeiro, não é exatamente igual ao que é exigido no Ceará, sempre há algumas variações.

Além disso, há variações também de cidade para cidade, já que Assim sendo, é necessário fazer uma pesquisa sobre qual a documentação que precisa ser apresentada e o tempo que levará para ser finalizado para que o futuro empresário não seja pego de surpresa.

Como funciona na cidade de São Paulo

No caso da cidade de São Paulo, recentemente, no ano de 2017, a Prefeitura de São Paulo fez o anúncio de uma parceria com o estado de São Paulo para que todo o processo de abertura de uma empresa seja executado e finalizado em até sete dias. Essa evolução se deve ao fato de que boa parte dos procedimentos poderá ser realizada com o auxílio da internet, e passou a funcionar a partir do dia 24 de abril.

Alguns estados como Roraima, Acre, Rio Grande do Sul, Ceará e Mato Grosso pretendem utilizar em breve do mesmo sistema.

Documentos necessários para abrir empresa em são paulo

Para abrir a sua empresa na cidade de São Paulo, você irá apresentar a seguinte documentação:

  • Uma cópia simples do endereço dos sócios;
  • Uma cópia autenticada do IPTU do imóvel;
  • Duas cópias autenticadas do RG dos sócios;
  • Uma cópia simples do endereço de todos os sócios.Depois, é necessário providenciar:
  • Inscrição no INSS;
  • Inscrição no FGTS;
  • Registro no Jucesp do requerimento do empresário ou do contrato social;
  • Inscrição Municipal;
  • Registro no CNPJ – Receita Federal;
  • Registro na Secretaria da Fazenda para empresas comerciais.

Após esse processo, dependendo do ramo de atividade da empresa, será necessário ou não alvarás de funcionamento (especialmente as alimentícias), demais licenças e cadastros.

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